Terapia Cognitivo Comportamental (TCC)
A Terapia Cognitivo Comportamental é uma abordagem terapêutica que enfatiza os processos cognitivos e comportamentais, a fim de tratar uma série de questões psicológicas. Um dos principais princípios da TCC é o modelo cognitivo, no qual existe uma forte relação entre a forma como avaliamos/interpretamos o que acontece ao nosso redor (nossos pensamentos sobre nós, os outros e o mundo), o que sentimos (nossas emoções) e como agimos (nosso comportamento). Com base nisso, a TCC busca ajudar o cliente a identificar os diferentes aspectos de seus problemas, entender suas emoções, estabelecer metas, reconhecer o que impede essas metas de serem alcançadas, e capacitá-los a modificar pensamentos e comportamentos que lhes causam sofrimento.
A eficácia da TCC para vários problemas psicológicos tem sido mais pesquisada do que qualquer outra abordagem psicoterapêutica. Como resultado, descobriu-se quais aspectos do tratamento são mais adequados para diferentes pessoas e quais intervenções terapêuticas funcionam melhor para diferentes problemas. Por exemplo, vários estudos revelam que a TCC sozinha é mais eficaz do que o uso de medicação isolada para distúrbios como ansiedade e depressão.
Pesquisas mostram que as pessoas que são tratadas pela TCC – em particular, para ansiedade e depressão – ficam bem por mais tempo. Isso significa que as pessoas que aderem à TCC recaem com menos frequência do que aquelas que optam por outras formas de psicoterapia ou apenas usam medicamentos. Esse resultado positivo é alcançado em parte por causa dos aspectos psicoeducacionais da TCC: as pessoas que fazem TCC recebem uma boa quantidade de informações que podem ser usadas para se tornarem seus próprios terapeutas.
A terapia sistêmica é uma forma de psicoterapia que foca em como as relações interpessoais, padrões de comportamento, e escolhas na vida do individuo são interconectadas com as dificuldades que este enfrenta na sua vida. O conceito da terapia sistêmica vem da teoria de que cada individuo é parte de um sistema que é afetado e sustentado pelos mesmos, ou seja, que todos os membros do grupo têm uma participação na estabilidade, equilíbrio, e mantimento dos padrões do grupo.
A terapia sistêmica pode ser usada no contexto de psicoterapia individual, para grupos, mas é mais comumente usada no tratamento de casais ou famílias, pois visa a interação entre os membros como uma unidade coesiva, procurando por padrões entre cada individuo que influenciam ou impedem o potencial de mudança no sistema familiar, promovendo auto entendimento, entendimento de perspectivas diferentes, empoderamento, habilidades relacionais, empatia, trabalho em grupo, entre outras qualidades.
Eye Movement Desensitization and Reprocessing (Dessensibilização e Reprocessamento por meio dos Movimentos Oculares) é uma nova forma de psicoterapia, desenvolvida nos EUA no final dos anos 80 pela Dra. Francine Shapiro.
Destina-se a abordar e tratar experiências traumáticas e perturbadoras que contribuem para problemas na vida cotidiana.
O cérebro humano naturalmente processa experiencias dolorosas de forma que tenhamos ferramentas adaptativas para lidar com circunstancias semelhantes no futuro. Entretanto, algumas vezes acontece um bloqueio no sistema neurológico cerebral, e esse processamento de forma adaptativa é interrompido. A terapia em EMDR permite a estimulação dos hemisférios cerebrais, onde as lembranças dolorosas são armazenadas, de maneira que as memórias traumáticas podem ser reprocessadas pelo cérebro e assim armazenadas de maneira mais adaptativa, trazendo alívio dos sintomas disfuncionais.
A eficácia do EMDR é reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e tem sido comprovada através de mais de 200 pesquisas publicadas internacionalmente em revistas, sendo que a American Psychiatric Association (EUA), a Royal College of Psychiatrists (UK), a Administração de Veteranos (EUA), e o International Society for Traumatic Stress Studies o consideram como um tratamento efetivo para trauma e o Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT).